Adolescentes

Lição 3 - Usando a sutileza a favor do meu povo I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Adolescentes - Adolescentes da Bíblia

COMENTARISTA: LILIAN BIORK

COMENTÁRIOS: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 3 – USANDO A SUTILEZA A FAVOR DO MEU POVO

Ao Mestre

Prezado (a) hoje estaremos focando a historia de Moisés, um dos personagens mais importantes do Antigo Testamento, o líder que representa uma divisão de águas na história bíblica. Antes da vinda de Jesus, foi o profeta mais importante (assim considerado até mesmo entre os muçulmanos), sua família era da Tribo de Levi. Segundo as crenças hebraicas e cristãs, os cinco livros iniciais do Antigo Testamento – o Pentateuco – são de autoria de Moisés.

Mas nada disso teria ocorrido se não fosse a perseverante Miriam (sua irmã) e sua sutileza em lidar com os fatos que ocorreram no fatídico dia em que sua mãe o colocou em um cesto, soltando-o nas águas do rio Nilo.

Deus continue abençoando seu ministério.

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seus alunos a conscientizar-se que Deus quer usar crianças e adolescentes para ser canal de bênçãos para as pessoas como usou a Miriã. Ele tem um plano na vida de cada um.

Para refletir

“Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: "A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino?". (Ex2.7 - NVI).Vemos que Miriã se preocupou com seu irmãozinho, e se propôs a arriscar-se seguindo o cesto no qual ele se encontrava descendo rio abaixo. Precisamos nos preocupar mais com as pessoas que estão ao nosso redor. O individualismo crescente na atualidade está devastando relações afetivas de muitas famílias e de toda a sociedade.

Texto Bíblico: Ex.2.1-10.

Miriã, uma menina como instrumento divino

A história de Miriã está contada na Bíblia, ela foi irmã de Arão e Moisés. Aparece pela primeira vez no relato bíblico, cuidando do irmão menor junto ao Rio Nilo. Foi ela que agiu com sabedoria, ao perceber que a filha do faraó teve compaixão do bebê que acabara de ser encontrado dentro de um cesto, boiando no rio. O bebê era Moisés, seu irmão, que foi deixado no local de forma estratégica, para que a filha do faraó (acostumada a banhar-se naquele mesmo horário) o encontrasse, e quem sabe, o adotasse.

Assim que percebeu que o plano havia funcionado, a menina Miriã se ofereceu para procurar uma ama de leite para ele, permitindo, assim, que a própria mãe dele o criasse. Joquebede era a mãe biológica do menino, mas não revelou este fato, e o criou como ama de leite. Isto porque se a filha do faraó não o adotasse, o menino seria morto, como estava sendo feito com vários hebreus. O próprio faraó deu ordens às parteiras da região para matar os filhos dos hebreus assim que nascessem, pois este povo estava crescendo em número e força, e uma vez escravos dele, o faraó temia uma rebelião.

De acordo com as escrituras, os planos de Deus nunca deixam de ser cumpridos, e os planos do Senhor não podem ser frustados. Um exemplo disso está neste relato onde apesar da posição totalmente contrária do faraó e de todo contexto desfavorável para a sobrevivência de Moisés, o menino não somente sobreviveu, como também foi criado no palácio, com acesso a cultura egípcia, e recebendo toda estrutura útil para o seu futuro, pois cerca de oitenta anos depois veio a libertar o seu povo de origem, da escravidão, a mando do próprio Deus.

Ser instrumento nas mãos de Deus

Um instrumento perfeito deve ser afinado e bem limpo, podemos usar o exemplo do violão que se não for afinado de uma em uma semana ele desafina e se não for limpo com todo cuidado ele acaba empenado!

Para ser um Instrumento de Deus não é diferente de ser um violão nas mãos de um musico! O Musico só vai usar o violão se ele estiver afinado e bem limpo, caso o contrario ele vai prcurar outro instrumento para fazer o seu som naquele momento!

Deus quer te usar para fazer o som que Ele sabe fazer, o som do Evangelho, o Som da Salvação, da Alegria, de Milagres e Libertação!

Só que Ele deseja e precisa que você se mantenha "afinado" ou limpo em outras palavras! Como posso me manter Limpo?

O que nos suja é o pecado, o pecado é a causa do ser humano ter sido separado de Deus e por isso foi necessário que Jesus viesse, Ele veio reconciliar Criatura com o Criador através do seu sangue. "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. "(João 1:29). Se você conhece a Jesus, porém, se sujou, confesse seus pecados a Cristo e peça perdão! "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro." (Is 43.25).

Santidade é realmente importante para termos comunhão com Deus, é que faz Deus nos usar. É buscar a vontade DELE e deixar as nossas vontades para traz. Ser usado por Deus é extremamente importante, mas não devemos somente buscar isso, oramos "Deus, me usa" achando que, sendo usado por Deus estaremos sendo pessoas exemplares, boas e corretas, mas não é realmente o "ser usado" por Deus que nos torna pessoas com bom caráter. É ao contrário, devemos ter bom caráter para sermos instrumentos nas mãos de Deus, para que através de nossas vidas pessoas sejam auxiliadas e reencontrem a Deus.

Como conservar-se uma pessoa de caráter?

Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos Teus mandamentos” (Sl 119.9).

A vida dos adolescentes não é nada fácil! É escola, igreja, amigos, família e, além do mais, tem que estar sempre atento porque, por onde você passa, tem sempre alguém olhando o seu comportamento, seja ele bom ou ruim.

Por isso, é preciso que você tome consciência que é uma pessoa capaz de ter boa influência sobre as pessoas por ter o Espírito de Deus em sua vida.

Se você é um adolescente compromissado em fazer a Obra de Deus de forma perfeita e agradável, agora vai conhecer as qualidades que, através da ação do Espírito Santo, vão ser geradas no interior e no caráter de quem, ardentemente, deseja servir ao Pai.

• Transparente: Adolescentes transparentes são pessoas que não escondem atos e palavras. São sinceros e, por isso, refletem segurança em seus relacionamentos.

• Flexível: Toda pessoa arrogante nunca aprende nada. Logo, você precisa ter disponibilidade para inclinar os ouvidos e o coração para ser ensinado.

• Submisso: Submissão não é prisão, é liberdade e, também, um dos segredos de uma vida longa, próspera e cheia de frutos. Adolescentes submissos às autoridades (pais e etc) são adolescentes prevalecentes.

• Tratável: Qualquer pessoa que acha que nunca erra e que tem sempre razão é difícil de suportar! Por isso o adolescente que deixa seu coração nas mãos de Deus e se deixa tratar por Ele se torna um grande líder.

• Humilde: Para estes não há lugar para o orgulho ou a soberba. Adolescentes com um coração humilde expressam a vida de Jesus.

• Dócil: Jesus disse que devemos aprender Dele, que é manso e humilde de coração. A humildade e a mansidão nos fazem ser semelhantes a Jesus.

• Cheio do Espírito Santo: Este é um adolescente diferente, alegre! Assim, também, são os líderes que devem ser reconhecidos: cheios de alegria e de muita vida de Deus que é o nosso combustível ministerial.

• Decidido: A pessoa decidida tem determinação em tudo o que faz e isto é um fator predominante na vida daqueles que querem vencer.

• Fervoroso: Esse é o ingrediente que dá brilho ao ministério do adolescente líder. Ninguém tolera um líder frio porque ele traz desânimo; o morno não influencia em nada, mas o fervoroso, este sim, faz toda a diferença!

• Motivado: A motivação do líder é responsável por 50% do êxito de seu ministério. Líderes motivados têm o crescimento desobstruído.

• Disposto: Nada mais chato que tratar com pessoas indispostas que só influenciam negativamente. Disposição é uma qualidade importante na liderança.

• Ousado: A direção dada por Deus nos fará avançar e prosperar naquilo para o que fomos enviados. Aquele que desenvolve essa qualidade avança, prospera e supera suas próprias limitações.

Aplicação da Lição

Enfatize aos seus alunos que todos (as) podem de uma forma ou de outra, ser um meio pelo qual outras pessoas sejam auxiliadas. Às vezes através de uma única palavra, ou gesto, muito é dito a corações tristes e sem esperança.

Fontes Consultadas:

BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.

TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.